Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Considerações sobre a arte "Callejera"!

Após muito estudo e leitura, cada dia mais vejo que ser artista é uma mera questão de puro trabalho, e nada mais. Sem esse papo de talento, dom, destino ou qualquer coisa do tipo. O que determina o sucesso nesta profissão é a vocação. Tudo é fruto das nossas disposições e vontades.
isso se reforçou ainda mais quando vi em um vídeo do Palhaço Chacovachi e a Palhaça Maku Jarrak, falam sobre as vantagens de ser um artista de rua. O artista de rua é livre. Um artista de rua possui a liberdade física, financeira e psíquica. Liberdade Física porque não precisa de um espaço específico, não precisa agendar, não tem paredes que o cerquem, ele pode ser apresentar em todos os lugares (é fato que existem alguns ditadores dificultando isso em alguns lugares mas isso não está em questão agora). Financeira porque se não pode trabalhar em um determinado lugar, pode se deslocar para outro e assim conseguir o dinheiro que precisa. E Psíquica, porque não precisa ser um grande artista. Não precisa ser reconhecido, ou fazer algo jamais visto antes, só precisa ser.

Um artista de rua está definitivamente condenado a ser livre, como diria Sartre.

Uma condenação fascinante...

Para quem queira ver o vídeo, acesse
Está em espanhol, mas é fácil de compreender.

Até logo!

Obs.: Sigam-me ou comentem para que eu saiba que alguém esteve aqui!

2 comentários:

I n g o . disse...

Laurence Olivier disse que o ator precisa mais que talento e habilidade: ele precisa de disciplina.

Grotowsky disse que antes de mais nada nao se preocupem com a arte de representar e suas tolas tecnicas o que precisa e': viver.

Eu estive aqui.

Ingo.

Tauane Alamino disse...

Obrigada pelas citações... A propósito, quem é você? Fiquei curiosa... Abraços...